Nesta terça-feira (10), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e em conjunto do Conselho Municipal LGBTQIAPN+, realizou a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa LGBTQIAPN+, reunindo mais de cem participantes no Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), em Piedade. Com o tema “Construindo a Política Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ do Jaboatão dos Guararapes”, a conferência segue até esta quarta-feira (11).
O evento iniciou com apresentações culturais de maracatu e capoeira da Associação SOS Pessoas Carentes, em seguida, foi dada a palavra para a mesa de abertura. A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Paula Menezes, ressaltou que a conferência reafirma o compromisso de Jaboatão com a promoção de direitos e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a população LGBTQIAPN+. “Vamos juntos, dialogar e construir uma sociedade mais justa, igualitária, com proteção para todos”, destacou a secretária.
A conferência abordará cinco eixos principais: Enfrentamento à Violência LGBTQIAPN+, Trabalho Digno e Geração de Renda, Interseccionalidade e Regionalização Municipal, Institucionalização da Política Municipal e Pessoas Idosas LGBTQIAPN+. Esses debates contarão com a presença de instituições como a OAB Jaboatão, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), do Instituto Transformar, do Movimento Negro Unificado de Pernambuco e do Conselho Estadual LGBTQIAPN+.
“Esta conferência vai ser o momento de atualizar e rever pontos e perspectivas na construção da política pública do nosso município e do nosso estado, para a nossa comunidade. Sintam-se acolhidos”, disse Fábio Egypson, presidente do Conselho Municipal LGBTQIAPN+.
Dona Roseane, participante de um grupo de pessoas idosas, foi representando a sociedade civil e agradeceu a oportunidade de participar do evento. “Eu queria agradecer em nome de todos os idosos, que foram contemplados com essa conferência. Todos sabem que o desrespeito é grande com a nossa comunidade, ainda mais quando somos idosos. Temos que ter políticas públicas sim, para acolher a todos nós”, reforçou.
Eleição de delegados
Ao final da conferência, nesta quarta-feira (11), 32 delegados serão eleitos para representar Jaboatão dos Guararapes na 4ª Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá em junho de 2025. As propostas aprovadas serão levadas ao evento estadual, contribuindo para a formulação de políticas em nível mais amplo.