O uso de máscaras respiratórias em aviões e aeroportos de todo o país não vai mais ser obrigatório. A medida foi aprovada, nesta quarta-feira, pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A decisão foi tomada como uma resposta ao atual momento da pandemia de covid-19. A análise técnica da Anvisa apontou que a flexibilização do uso de máscaras não vai resultar em um aumento no número de mortes pela doença.
Apesar do fim da obrigatoriedade, a utilização de máscaras em aviões e aeroportos continua sendo recomendada pela agência. O relator da matéria na Anvisa, diretor Alex Machado Campos, ressaltou que essa medida de proteção ainda cumpre um papel fundamental no controle da pandemia.
A Anvisa também decidiu que os avisos sonoros sobre a recomendação do uso de máscara como medida de proteção devem continuar nos aviões e aeroportos. Já a necessidade de distanciamento mínimo foi suspensa pela agência.
Por outro lado, o desembarque de passageiros por fileiras nas aeronaves segue obrigatório, bem como os procedimentos de limpeza e desinfecção
Fonte: Agência Brasil